
Localizada no primeiro piso de lojas do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro, a central reúne em um mesmo local os serviços dos órgãos municipais: Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Junta Militar e o Portal do Trabalhador, com o objetivo de proporcionar agilidade, fluidez e segurança na prestação de serviços à população.
Na manhã da última sexta-feira, 08, o militar Walter Torres, de 34 anos, utilizou o atendimento do Bel Fácil pela segunda vez, buscando informações sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “O que mais eu gosto é praticidade do local, que é perto de minha casa. Já precisei do serviço antes, fui bem atendido e com agilidade, por isso, voltei. O conforto é também um diferencial, porque é tudo climatizado e moderno. É bom saber que a Prefeitura de Belém fez esse investimento que é uma boa resposta aos impostos que pagamos”, elogiou o militar.
Atendimento – A central é mais um serviço descentralizado da Prefeitura de Belém. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e pontos facultativos, a SeMOB realiza atendimento das 9h às 11h30, exclusivamente para liberação de veículos guinchados.
O atendimento começa às 9h, na entrada principal do Parque Shopping, pela avenida Augusto Montenegro, quando os servidores da central fazem uma triagem e distribuem senhas, se for o caso. Depois as pessoas são encaminhadas para ser atendidas no Bel Fácil, já dentro do shopping.
Para a coordenadora do Bel Fácil, Bruna Nascimento, o atendimento em um shopping bem localizado facilita a vida dos usuários. “Em média, fazemos mais de mil atendimentos ao dia. É importante porque é feito dentro de um shopping e as pessoas não precisam ficar se deslocando, podendo utilizar vários serviços em um mesmo local. Recebemos elogios sobre a agilidade e boa qualidade do atendimento e isso nos motiva a fazer, cada vez mais, o melhor”, revelou Bruna.
O horário que recebe a maior afluência de público é das 10 às 15 horas, considerado de pique, e os serviços mais buscados são os da SeMOB, que oferece os serviços de procedimento de liberação de veículos, recursos de multas, credencial de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência, ouvidoria e algumas modalidades de Passe Fácil, sendo que os dois primeiros geram mais buscas.
A Junta Militar oferta os serviços de alistamento, verificação da situação militar e emissão da carteira de reservista e segunda via, das 9h às 13h, durante a semana. O Portal do Trabalhador emite diariamente 20 senhas para Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e também faz o procedimento de entrada no Seguro Desemprego. Pela Sefin, os serviços disponíveis são a legalização de empresas, cadastramento de imóveis e regularização de dívidas (ISS, TLPL, IPTU, alvará e taxas).
A dona de casa Rosa Maria Monteiro, de 52 anos, estava acompanhando o filho Elder da Costa, de 20 anos. Eles chegaram por volta das 7 horas para emitir a Carteira de Trabalho do rapaz. “Fui informada sobre esse atendimento e aproveitamos a facilidade de estar mais perto. Ser atendido dentro do shopping é mais seguro e confortável, e o atendimento está sendo rápido, o que estou achando muito bom”, destacou Rosa Maria.
Serviço:
A Central de Serviços Bel Fácil, da Prefeitura de Belém, fica localizada no Parque Shopping, lojas 1029 e 1030, no piso 1, na avenida Augusto Montenegro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e Junta Militar, das 9h às 13h.
Texto: Dedé Mesquita
Fotos: Tássia Barros