
A ação foi coordenada pela divisão de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e abordou temas relacionados ao respeito do operador do serviço ao passageiro, embarque e desembarque em locais adequados, entre outros.
De acordo com a chefe da divisão de educação para o trânsito da SeMOB, Tatiane Pinheiro, o local foi escolhido porque diversas linhas municipais, oriundas das principais vias de acesso ao centro da cidade, como a avenida Augusto Montenegro, como também de outros municípios pertencentes à Região Metropolitana de Belém, passam pelo local.

Conflitos – “Na abordagem, os agentes educadores destacaram os principais pontos conflitantes dentro dos coletivos e ressaltaram que o respeito deve partir de todos, seja dos motoristas e cobradores com relação aos usuários pagantes do transporte público e os que têm direito à gratuidade, como também dos próprios passageiros que utilizam o serviço”, disse Tatiane Pinheiro.
O comportamento dos usuários foi destacado e exemplificado. “Há usuários que escutam música sem utilizar fone de ouvido e incomodam a quem está ao lado. Há os que ficam parados na porta, sem intenção de desembarcar, atrapalhando outros passageiros, e há os que não cedem o assento a quem tem prioridade, mesmo os assentos dos ônibus serem todos preferenciais”, complementou Tatiane.
Para a servente de pedreiro Joselita Martins a ação é importante e serve para despertar a conscientização dos operadores do serviço. Ela conta que nunca passou por uma situação de desrespeito no ônibus, mas o pai dela, idoso, sim. “O motorista se recusou a parar o ônibus para que meu pai embarcasse. Não podemos generalizar, sei que existem bons motoristas, mas existem aqueles que deixam a desejar. A ação é importante para que haja mais respeito por parte dos maus motoristas”, opinou.
O motorista de ônibus Antônio Carlos Manheta afirma que sempre procura tratar com educação todos os passageiros e aprovou a abordagem. “A iniciativa é muito válida. Acho importante repassar essa mensagem de orientação, principalmente, sobre como proceder em caso de denúncias contra os maus condutores”, disse o motorista.
Denúncias – Quem tiver interesse em formalizar uma denúncia a respeito de coletivos que não apresentem condições de trafegabilidade é preciso informar à SeMOB o nome da linha, o número de ordem que vai escrito na lateral do veículo, além do dia, hora e local do flagrante, para que o veículo seja localizado. As denúncias devem ser formalizadas pelo e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br ou pelos telefones 118 e 98429-0855.
A programação Maio Amarelo seguirá nesta sexta-feira, 24, a partir das 8h, na ciclofaixa da travessa Antônio Baena. Os temas da ação são a importância da utilização e o respeito às faixas destinadas exclusivamente aos ciclistas.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes